Flávia Bandeira Markieuvizi

Todo mundo conhece alguma história de alguém que comprou um imóvel e ficou sem o bem e sem o dinheiro. Por vezes o sonho da casa própria torna-se um pesadelo. São diversas histórias de pessoas que compraram um imóvel de quem não era proprietário ou que adquiriram sem averiguar se o vendedor tinha dívidas que pudessem deixá-lo insolvente. Os casos de pessoas que realizam negócios sem a devida cautela e acabam perdendo os imóveis adquiridos ou precisam contratar advogado para intervir na situação são inúmeros.

É importante mencionar que não existe aquisição de imóveis com plena segurança jurídica no ordenamento jurídico brasileiro. Porém, por meio da análise de riscos nas transações imobiliárias é possível mapear os riscos do negócio e adotar estratégias para minimizá-los. A análise de riscos é um serviço prestado por advogado que tenha expertise em Direito Imobiliário. Trata-se de uma assessoria jurídica preventiva, com objetivo de averiguar se aquela transação imobiliária é realmente segura e, caso não seja, com o escopo de avaliar os riscos e minimizá-los, a depender do caso concreto.

Na análise de riscos são analisados documentos específicos do imóvel e do vendedor, além dos títulos aquisitivos da propriedade anteriores. Outro ponto importante é a análise de processos em nome do vendedor. Dada a complexidade da documentação, é imprescindível que seja realizada por um advogado.

Transações imobiliárias são complexas e a grande maioria das pessoas não faz este tipo de negócio com frequência, o que pode aumentar o risco de golpe. Deste modo, é de suma importância que, ao iniciar uma negociação sobre um imóvel, o pretenso comprador contrate um advogado de sua confiança para fazer a análise daquela compra e venda, lhe proporcionando uma aquisição segura.